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  • INTRODUÇÃO

A realidade científica mundial demonstra actualmente que, as ciências da saúde devem ser adoptadas por profissionais diferenciados e com um perfil laboral de equipa nas mais variadas áreas afins.

 

1. COMPETÊNCIAS

Competência profissional: Entende-se por competência profissional, a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

– Competências na área assistencial
– Competências na área de gestão de serviços de saúde
– Competências na gestão de programas de saúde
– Competências na área de formação de pessoal de enfermagem em diferentes níveis
– Competências na área de investigação científica

 

Conhecimento é entendido como saber. A habilidade refere-se a um a saber fazer relacionado com o contexto, que transcende a acção meramente motora. Valor se expressa no saber ser, na atitude relacionada com o julgamento da pertinência da acção, com a qualidade do trabalho, com a ética do comportamento, a convivência participativa e solidária e outros atributos humanos, tais como a iniciativa e a criatividade.

 

2. OBJECTIVO

Formar Técnicos Superiores de qualidade em enfermagem, com competências, que possam assegurar o desenvolvimento tecnológico e científico dos serviços de saúde, bem como a gestão de programas e instituições de ensino em saúde.

No final do curso o profissional é capaz de:

  1. Identificar os problemas de saúde da comunidade e contribuir para a resolução na sua área de actuação;
  2. Planear, organizar, e aplicar métodos de assistência, na sua área de actuação;
  3. Efectuar, de acordo com o quadro legal em vigor, o controlo de qualidade das actividades;

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE ENFERMAGEM

 

 

Para desenvolver as actividades referidas, este profissional necessita de mobilizar um referencial de competências ao nível dos Saberes, do Saber Fazer e dos Saberes Sociais e Relacionais que se adquirem na Escola na formação de base e se consolidam ao longo da vida, através da formação permanente.