Home » * Ciências Farmacêuticas

  • INTRODUÇÃO

O curso da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (LCF) visa preparar profissionais para a farmácia de oficina e hospitalar, armazéns de distribuição de medicamentos, indústria farmacêutica, assuntos regulamentares do medicamento, bem como para outras actividades ligadas ao doente, ao medicamento, à saúde pública, docência e investigação.

1. COMPETÊNCIAS

Competência profissional:
Entende-se por competência profissional, a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

Conhecimento é entendido como saber. A habilidade refere-se a um a saber fazer relacionado com o contexto, que transcende a acção meramente motora. Valor se expressa no saber ser, na atitude relacionada com o julgamento da pertinência da acção, com a qualidade do trabalho, com a ética do comportamento, a convivência participativa e solidária e outros atributos humanos, tais como a iniciativa e a criatividade.

Competências do licenciado em Farmacêuticas:
– Gerir centros farmacêuticos
– Gerir indústrias farmacêuticas
– Gerir serviços de saúde
– Gerir programas de saúde
– Gerir instituições ou cursos de formação em saúde
– Desenvolver a investigação científica em saúde

 

2. OBJECTIVOS GERAIS

Formar Técnicos Superiores de qualidade em Ciências Farmacêuticas, com competências, que possam assegurar o desenvolvimento tecnológico e científico dos serviços de saúde, bem como a gestão de programas e instituições de ensino em saúde.

 

3. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

O curso em ciências farmacêuticas com grau de licenciatura, desenvolve-se em quatro anos lectivos, com carga horária superior a 3.000 horas e contempla a totalidade de 60 disciplinas. Cada ano lectivo engloba dois semestres de 15 semanas cada, prevendo-se ainda um período de duas a três semanas para avaliações no fim de cada semestre.

Assim, prevê-se um conjunto de disciplinas comuns nos primeiros 2 semestres, composto essencialmente de conteúdos de formação geral, que introduzem conceitos e conhecimentos básicos, nomeadamente ao nível da Anatomia, Fisiologia, Patologia, Métodos Matemáticos, Psicologia, Química, entre outros.

O 2º e 3º ano serão essencialmente destinados aos conteúdos específicos da profissão, com uma componente prática bastante acentuada. O 4o ano será dedicado ao estágio a desenvolver em situação real nos estabelecimentos de saúde. No entanto, ainda se disponibilizam aulas em sala para ministrar conteúdos não previstos nos anos anteriores ou emergentes em termos de saúde, a desenvolver na disciplina de Seminários.

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

 

O Profissional de Farmácia desenvolve a sua actividade ao nível da patologia clínica (hematologia, microbiologia e bioquímica), imunologia, imuno hemoterapia, genética e saúde pública, através do estudo, aplicação e avaliação das técnicas e métodos analíticos próprios, com fins de diagnóstico e de rastreio.