Home » Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações

  1. INTRODUÇÃO

A realidade científica mundial demonstra actualmente que, as ciências de Engenharia devem ser adoptadas por profissionais diferenciados e com um perfil laboral de equipa nas mais variadas áreas afins.

A Electrotecnia e Telecomunicações é uma ciência bastante vasta associada, com muitas outras, ao processo da evolução da espécie humana. A preocupação nela imanente é de procurar conhecer cada vez mais e melhor o meio que o rodeia, levou-o a adquirir conhecimentos benéficos, que o permitiram inventar e utilizar instrumentos e máquinas que permitiram impulsionar a revolução industrial.

 

  1. OBJECTIVOS

Trata-se de licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações com uma componente técnica associada a uma cultura de rigor, resultado da convergência de valências contemporâneas de natureza humanística, cientifica e tecnológica, sustentada pela inserção numa Academia de Engenharia.

 

  1. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

O Plano Curricular está estruturado, nos seus princípios básicos e fundamentais, conforme o paradigma aprovado nesta Instituição de ensino Superior. Os elementos essenciais que constam do paradigma reestruturado são os seguintes: o nome da disciplina, o regime (anual ou semestral), as horas lectivas semanais (teóricas, teórico-práticas e praticas), o total de horas semanais, semestrais e anuais.

O curso em questão possui um conteúdo repartido em 8 semestres, com uma média de 6 cadeiras por semestre (conteúdo curricular), incluindo um Exame Final do Curso, o projecto final e um estágio prático com duração mínima de 3 meses que, embora não fazendo parte do conteúdo curricular, possui carácter obrigatório.

  1. COMPETÊNCIAS

É a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

Conhecimento é entendido como saber. A habilidade refere-se a um a saber fazer relacionado com o contexto, que transcende a acção meramente motora.

 

Competências do licenciado em Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações:

– Gerir serviços e programas de Engenharia Electrotécnica ou de Telecomunicações;
– Gerir instituições ou cursos de formação em Engenharia Electrotécnica ou de Telecomunicações;
– Desenvolver a investigação científica na área do saber.

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE ELECTROTECNIA E TELECOMUNICAÇÕES

 

No actual panorama angolano verifica-se a necessidade crescente de técnicos capazes de projectar, adaptar ou gerir soluções, sistemas e redes de Energia Eléctrica e de Telecomunicações. O licenciado em Engenharia EET, tem um vasto e amplo leque de saídas profissionais.