Home » Cursos » Pedagogia (4 anos)

Pedagogia (4 anos)


Curso: Licenciatura em Pedagogia
Forma de Habilitação: Licenciatura Presencial
Turno de Funcionamento: Diurno e Noturno
Carga Horária: 3540 horas
Tempo de Internalização mínimo: 8 Semestres
Forma de Ingresso: Processo Selectivo

  1. COMPETÊNCIAS

O Curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pelo ISIA, respeitando o perfil profissiográfico traçado, formará o Licenciado em Pedagogia para actuar em instituições escolares e sociais; na docência, no Primeiro e Segundo ciclos do ensino fundamental bem como na gestão educacional.

Por compreender não haver indissociabilidade entre a docência e a gestão da instituição escolar, o Pedagogo egresso deste processo formativo poderá atuar na organização de sistemas, unidades, projectos e experiências educacionais escolares; na produção e difusão do conhecimento científico do campo educacional.

  1. OBJECTIVOS

O Curso de Licenciatura em Pedagogia a ser oferecido admite propósitos de carácter geral e específicos, focados na formação diferenciada, legítima e apoiada nos pilares da ciência, sem deixar de dialogar com as dimensões mais amplas da/para a construção identitária, cidadã e na produção de saberes que se efectivam na acção docente.

Geral:

Oferecer uma formação geral sólida nas diversas áreas de conhecimento que colaboram para a compreensão do fenómeno educativo na actualidade, nas dimensões políticas, social, cultural, ambiental, tecnológica e humana, além do aprofundamento dos conhecimentos sobre as especificidades da ação pedagógica que seja capaz de potencializar o professor a reflectir sobre sua experiência no quotidiano escolar, teorizando sua acção, superando a dicotomia teoria-prática.

Específicos:

I – Aprofundar o conhecimento científico e didáctico para ampliação e enriquecimento da acção docente de forma crítica, sustentada e eficaz;

II – Relacionar a teoria educacional com a acção docente concreta nas vertentes curricular e didáctica valorizando a dimensão reflexiva sobre as situações do quotidiano escolar e sua compreensão à luz de novos conhecimentos;

PERFIL DO GRADUADO

É notória a crise pela qual passa a escola tanto nas sociedades em desenvolvimento, quanto nas sociedades desenvolvidas econômica e socialmente, responsáveis pelo modelo de escola que temos hoje.

As rápidas e sucessivas mudanças que transformaram a sociedade e as formas de produzir e distribuir conhecimento, entre outros aspectos, exigem mudanças também na escola e na actuação/identidade de um de seus principais atores, o professor.

As componentes curriculares são distribuídas em dimensões que, para efeitos didácticos, foram concentrados obedecendo ao critério de proximidade entre os objectos de estudo de cada componente.
O Licencia do em Pedagogia tem que compreender as teorias do conhecimento e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem.