Home » Cursos » Medicina Dentária ( 5 anos)

Medicina Dentária ( 5 anos)


  • INTRODUÇÃO

 

A implementação do curso de Medicina Dentária prevê contribuir para minimizar a demanda cada vez mais crescente no nosso país e a carência de especialistas do ramo nesta especialidade.

A implementação do curso de Medicina Dentária prevê contribuir para minimizar a demanda cada vez mais crescente no nosso país e a carência de especialistas do ramo nesta especialidade.

 

1. OBJECTIVO
O ciclo de estudos integrado em Medicina Dentária tem como objectivo o desenvolvimento de capacidades científicas em Ciências Biológicas e Dentárias e de competências em Actividades Clínicas, habilitantes para o exercício profissional da actividade clínica em Medicina Dentária.

No final do curso o profissional capaz de:

1. Identificar os problemas de saúde oral e contribuir para a resolução na sua área de actuação;

2. Dotar os alunos/as de ferramentas para aquisição de critério próprio e possam decidir se uma prática de coerente sob um ponto de vistacientífico ou opinar sobre diferentes teorias relativas à especialidade

3. Planear, organizar, e aplicar métodos de assistência, na sua área de actuação;

 

2. COMPETÊNCIAS

4.2.1- O plano de estudos está organizado de forma permitir a evolução integrada dos conhecimentos culminando com componente elevada de prática clínica, habilitando os diplomados com competências de prevenção e tratamento das doenças da cavidade oral e tecidos envolventes imprescindíveis ao exercício profissional da actividade clínica de Medicina Dentária.

Competências do licenciado em Medicina Dentária:
– Competência na área assistencial
– Competência na área de gestão de serviços de saúde
– Competências na gestão de programas de saúde
– Competências na área de formação de pessoal em diferentes níveis
– Competências na área de investigação científica

Conhecimento é entendido como saber. A habilidade refere-se a um a saber fazer relacionado com o contexto, que transcende a acção meramente motora. Valor se expressa no saber ser, na atitude relacionada com o julgamento da pertinência da acção, com a qualidade do trabalho, com a ética do comportamento, a convivência participativa e solidária e outros atributos humanos, tais como a iniciativa e a criatividade.

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE MEDICINA DENTÁRIA

 

A Medicina Dentária constitui um sector da saúde com ampla evolução científica e tecnológica, em que são exigidas competências e motivação para responder às expectativas dos utentes e garantir um percurso profissional de projecção e estabilidade.