Home » Cursos » Engenharia Mecânica (4 anos)

Engenharia Mecânica (4 anos)


  1. INTRODUÇÃO

A realidade científica mundial demonstra actualmente que, as ciências de Engenharia Mecânica devem ser adoptadas por profissionais diferenciados e com um perfil laboral de equipa nas mais variadas áreas afins.

A Mecânica é uma ciência bastante associada, como muitas outras, ao processo da evolução da espécie humana. A preocupação nela imanente é de procurar conhecer cada vez mais e melhor o meio que o rodeia, levou-o a adquirir conhecimentos benéficos, que o permitiram inventar e utilizar instrumentos para a própria defesa e conseguir alimentos: a mecânica incipiente.

 

  1. OBJECTIVOS GERAIS

O Engenheiro Mecânico é o mais versátil de todos os Engenheiros, podendo estar envolvido na concepção, análise, fabrico, controlo, organização e gestão da produção, automação e manutenção dos mais variados equipamentos industriais. A sua formação académica representa o ponto de encontro de um conjunto muito diversificado de tecnologias.

 

  1. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

 

O curso de Engenharia Mecânica com grau de licenciatura, desenvolve-se em cinco anos lectivos, com carga horária superior a 4 050 horas e contempla a totalidade de 52 disciplinas. Cada ano lectivo engloba dois semestres de 15 semanas cada, prevendo-se ainda um período de duas a três semanas para avaliações no fim de cada semestre.

 

Assim, prevê-se um conjunto de disciplinas comuns nos primeiros 2 semestres, composto essencialmente de conteúdos de formação geral, que introduzem conceitos e conhecimentos básicos, nomeadamente ao nível das Matemáticas, Físicas, Desenhos técnicos e Geometria Descritiva, Métodos e Análises de modelos Matemáticos, entre outras.

 

  1. COMPETÊNCIAS

É a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

 

Competências do licenciado em Engenharia Mecânica:

– Gerir serviços e programas de Engenharia Mecânica;
– Gerir instituições ou cursos de formação em Engenharia Mecânica;
– Desenvolver a investigação científica na área do saber

 

O ingresso do Curso de Engenharia Mecânica deverá apresentar competência para a gestão, concepção, projecto, desenvolvimento, implementação, operação e manutenção de processos.

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

A busca da aplicação dos conhecimentos, da inovação tecnológica, e da integração entre as diversas áreas do curso são os princípios fundamentais. aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.