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Engenharia Informática (4 anos)


OBJECTIVOS

A disciplina tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos sobre tecnologias de ponta de especificação, análise, design, implementação e manutenção de sistemas complexos de software. Em particular:

  • Dotar os alunos de conhecimentos sobre os métodos de Engenharia de Software.
  • Fornecer um tratamento preciso do “state of the art” dos métodos de desenho de software.
  • Abordar a avaliação e garantia de qualidade em sistemas de software.
  • Fornecer formação de suporte necessária à análise dos processos e ambientes de negócio.

 

No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender as tecnologias chave e as questões metodológicas
  • Conhecer os métodos de gestão de dados e informação
  • Dominar os métodos e questões relacionadas com o desenho de sistemas
  • Manipular as ferramentas e técnicas para modelação e desenvolvimento de sistemas de informação

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Conceitos gerais

  • Caracterização do produto software
  • Elementos base da engenharia de software

 

Modelos de processos de desenvolvimento de software

  • Modelos linear sequencial, RAD, prototipagem, evolutivos.

 

Métodos de desenvolvimento de sistemas.

  • Análise Estruturada, SSADM, Information Engineering, SSM, Métodos OO.

 

Análise e Concepção Orientada para Objectos

  • Unified Modeling Language.
  • Análise e especificação de requisitos de software.

 

Modelação de dados

  • Modelo Entidade Relação.
  • Extensões ao modelo ER.
  • Definição do conteúdo da estrutura de dados.

 

Engenharia de Software e a problemática do desenvolvimento de software

  • Desenvolvimento de software na perspectiva OO: Rational Unified Process, Iconix.
  • Métodos ágeis: XP, Crystal e Scrum.
  • Melhoria: Níveis de maturidade(Capability Maturity Model).
  • Métricas no processo de desenvolvimento de SW.
  • Padrões de Software

 

Metodologia

A disciplina é leccionada em:

  • Aulas teóricas (conferências)
  • Aulas teórico-práticas (seminários e exercícios)
  • Aulas práticas (práticas laboratoriais)

 

As aulas são compostas de uma parte explosiva, onde são apresentados os conceitos fundamentais das diferentes matérias do programa juntamente com a demonstração dos principais resultados, pretendendo-se que os estudantes adquiram uma visão global dos temas abordados e suas interligações; uma componente prática, onde os estudantes aplicarão os conhecimentos adquiridos melhorando a sua compreensão das matérias leccionadas.

 

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Compreender a necessidade objectiva do uso de computador em sistemas de controle de experiências; uma componente prática, onde os estudantes aplicarão os conhecimentos adquiridos melhorando a sua compreensão das matérias leccionadas.