Home » Cursos » Engenharia de Construção Civil (4 anos)

Engenharia de Construção Civil (4 anos)


  1. INTRODUÇÃO

Engenharia civil é o ramo das Engenharias que projecta e executa obras como pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da Engenharia Hidráulica Fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da Engenharia Sanitária.

A Engenharia Civil é uma profissão a fim, pois é a responsável pelo planeamento, coordenação, projecto, fiscalização, construção, operação e manutenção de qualquer obra ou actividade ligada à indústria da Construção Civil.

 

  1. OBJECTIVOS GERAIS

“Formar Engenheiros Técnicos Civis na Especialidade de Construção de Edificações e Industrias, apresentando um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua actuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, económicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em consonância com as demandas da sociedade”.

 

  1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O curso de Engenharia Civil com grau de Licenciatura, desenvolve-se em cinco anos lectivos, com carga horária 3.240 horas e contempla a totalidade de 42 disciplinas. Cada ano lectivo engloba dois semestres de 15 semanas cada, prevendo-se ainda um período de duas a três semanas para avaliações no fim de cada semestre.

Assim, prevê-se um conjunto de disciplinas comuns nos primeiros 2 semestres,

composto essencialmente de conteúdos de formação geral, que introduzem conceitos e conhecimentos básicos, nomeadamente ao nível das Matemáticas, Físicas, Desenhos técnicos e Geometria Descritiva, Métodos e Análises de modelos Matemáticos, entre outras.

Os 2º, 3º e 4º anos serão essencialmente destinados aos conteúdos específicos da profissão, com uma componente prática bastante acentuada. O 4º ano, 2º semestre será dedicado aos estágios a desenvolver em situação real nos estabelecimentos típicos do saber e conhecimento. No entanto, ainda se disponibilizam aulas em salas para ministrar conteúdos não previstos nos anos anteriores ou emergentes em termos de Engenharia Civil, a desenvolver na disciplina de Seminários.

 

O Plano Curricular presente incorpora também algumas inovações contendo os objectivos, os sistemas de:

  • Conhecimento,
  • Habilidades,
  • Competências por objectivos,
  • Avaliação e Bibliografia recomendada.

 

4. COMPETÊNCIAS

É a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

Competências do licenciado em Engenharia Civil:
– Gerir serviços e programas de Engenharia Civil;
– Gerir instituições ou cursos de formação em Engenharia Civil;
– Desenvolver a investigação científica na área do saber.
O ingresso do Curso de Engenharia Civil deverá apresentar competências para a gestão, concepção, projecto, desenvolvimento, implementação, operação e manutenção de processos.

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE ENGENHARIA CÍVIL

INTRODUÇÃO Engenharia civil é o ramo das Engenharias que projecta e executa obras como pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da Engenharia Hidráulica Fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da Engenharia Sanitária. A Engenharia Civil é uma profissão a fim, pois é a responsável pelo planeamento, coordenação, projecto, fiscalização, construção, operação e manutenção […]