Home » Arquitectura e Urbanismo

1. INTRODUÇÃO

A realidade científica mundial demonstra actualmente que, as ciências de Arquitectura e Urbanismo devem ser adoptadas por profissionais diferenciados e com um perfil laboral de equipa nas mais variadas áreas afins.

O profissional de Arquitectura deve estar bem preparado para enfrentar os desafios inerentes não só a evolução técnico-científica, como também para participar de forma activa na resolução crescente e activa dos problemas da sociedade. É assim que hoje o curso de Arquitectura não só ganhou um rumo profissional superior como também está intrinsecamente ligado à outras ciências do saber técnico.

 

2. OBJECTIVOS GERAIS

Formar Técnicos Superiores de qualidade em Arquitectura, com competências, que possam assegurar o desenvolvimento tecnológico e científico dos serviços de Arquitectura, bem como a gestão e organização de programas e Instituições de Ensino Superior das áreas de conhecimento.

Trata-se de licenciatura em Arquitectura com uma componente técnica associada a uma cultura de rigor, resultado da convergência de valências contemporâneas de natureza humanística, científica e tecnológica, sustentada pela inserção numa escola de Engenharia.

 

3. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

O curso de Arquitectura com grau de licenciatura, desenvolve-se em cinco anos lectivos, com carga horária superior de 4.050 horas e contempla a totalidade de 55 disciplinas. Cada ano lectivo engloba dois semestres de 15 semanas cada, prevendo-se ainda um período de duas a três semanas para avaliações no fim de cada semestre.

Assim, prevê-se um conjunto de disciplinas comuns nos primeiros 2 semestres, composto essencialmente de conteúdos de formação geral, que introduzem conceitos e conhecimentos básicos, nomeadamente ao nível das Matemáticas, Físicas, Desenhos técnicos e Geometria contemporânea, Métodos e Análises de modelos Matemáticos, entre outras.

 

4. COMPETÊNCIAS

Entende-se por competência profissional, a capacidade de articular, mobilizar e colocar em acção valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento eficiente e eficaz de actividades requeridas pela natureza do trabalho.

Competências do licenciado em Arquitectura:
– Gerir serviços e programas de Arquitectura e Urbanização
– Gerir instituições ou cursos de formação em Arquitectura e Urbanização
– Desenvolver a investigação científica na área do saber

 

Clica neste link para ler completo – GRELHA CURRICULAR DE ARQUITETURA E URBANISMO

 

O Profissional de Arquitectura desenvolve a sua actividade ao nível dos modelos Arquitectónico e estruturais das cidades / ou sociedades (Arquitectura e Construção Urbanística e Interacção Sociodemográfica), através de estudos, aplicação e avaliação de técnicas e métodos prático-analíticos de estabilidade, com fins elementares estruturais técnicos.